PRÉ NATAL ODONTOLÓGICO

O acompanhamento pré-natal Odontológico é fundamental para a saúde da mãe e do bebê.

Um grande número de mulheres tem gengivite durante a gravidez, com acúmulo de placa bacteriana que se deposita nos dentes irritando a gengiva. Esse processo gera uma inflamação, e há evidências científicas que essas doenças aumentam os níveis dos fluidos biológicos que estimulam o trabalho de parto.

As gestantes portadoras de enfermidades gengivais têm maior propensão a dar à luz a bebês prematuros e abaixo do peso normal, o que causa diversos danos à saúde. Portanto, devemos controlar essa condição e a gestante deve ter acompanhamento odontológico, além de médico, durante a gestação.

Na consulta pré-natal odontológica, realizamos tratamento preventivo e curativo para controle do biofilme dental sem prejuízo à saúde do bebê, pois o procedimento não é invasivo e não tem nenhuma contraindicação. A saúde bucal em geral é avaliada e, em caso de necessidade de algum tratamento, será indicado o melhor período da gestação para fazê-lo com segurança.

É realizada a promoção da educação em saúde materno-infantil: além do controle da saúde bucal da mãe, indicamos hábitos saudáveis incluindo técnicas de escovação, consumo de alimentos adequados para o desenvolvimento correto da dentição do bebê, a importância do correto aleitamento materno no desenvolvimento da estrutura ósseo-muscular e dentição da criança, dentre outros.

Também é importante acompanhar a saúde bucal do bebê, mesmo antes de erupcionar o primeiro dentinho. Agende sua consulta, será um prazer recebe-los.